O que o selo de sustentabilidade diz sobre uma marca?

Como os selos de sustentabilidade ajudam a mensurar o impacto empresarial

O selo de sustentabilidade é uma estratégia que empresas usam para sinalizar a seus clientes, acionistas e mercado que estão atuando para a melhoria do meio ambiente. São imagens estampadas nos rótulos, embalagens de produtos, redes sociais, documentos com o fim de mostrar que a empresa se preocupa com a prática sustentável. 

O selo também pode ajudar no cumprimento da lei da Logística Reversa de embalagens, que a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) a define como: “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

A PNRS trouxe um aumento de novas demandas para que as empresas cumpram o aspecto legal e também para que elas se preparem para atender às novas necessidades que vem do público. O consumidor, agora está mais bem informado e atento. Desta forma, foi impactado e ficou mais consciente, e agora é aquele que prefere e opta por fazer as suas compras de marcas que sejam ecologicamente corretas e atestem isso de alguma forma. Por melhor que seja um produto, é importante que as empresas estejam atentas às novas demandas do mercado e trabalhem com responsabilidade e transparência para continuar crescendo.

Não é de hoje que nós, como consumidores, passamos a olhar e consumir mais atentamente. A sustentabilidade de uma marca passou a ser valorizada e virou um atrativo para o consumo. Segundo o estudo “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy, aproximadamente 83% das pessoas preferem comprar produtos de uma empresa que defenda propósitos alinhados aos seus valores. 

Ou seja, as empresas que não se posicionam ou mantêm um discurso neutro perdem vendas em comparação às empresas que esclarecem seus propósitos. O selo, nada mais é do que um desenho estampado no produto que atesta o cumprimento da logística reversa.

Inclusive, um estudo de 2020 da CNI (Confederação Nacional da Indústria) indicou que 1 a cada 3 brasileiros está disposto a pagar mais caro por um produto em conformidade com o meio ambiente ou produzido de forma mais ecológica. O crescimento desse mercado passa a ser uma vantagem às marcas que já atestam com o selo suas boas práticas de sustentabilidade.

Por que usar um selo de sustentabilidade

Com a adoção dos selos, as marcas podem mostrar que o discurso e a prática estão condizentes e desta forma se sobressaem em relação às empresas que pregam o ambientalismo, mas que não tomam medidas nem buscam alternativas para minimizar os impactos que geram. Ou seja, através do selo, minimizamos também a prática do greenwashing. Em uma única imagem, mantemos a identidade visual e a empresa consegue mostrar o seu compromisso com o meio ambiente e com o público engajado interessado em marcas de propósito e impacto positivo.

Esse é um momento decisivo para as empresas! Aproveite que você já sabe como o selo pode impactar uma marca e comece a planejar como a sua empresa irá mudar os seus processos.

Para adotar ou indicar um selo de sustentabilidade para uma empresa basta falar com a equipe da Valora. Temos planos que atendem diversos setores: desde os produtores de embalagens até os varejistas e  vendedores de bens de consumo. Encontre o melhor plano de acordo com o tipo do seu negócio, sua necessidade, desejo de compensação ambiental e impacto positivo! E se quiser saber como a Valora quer impactar ainda mais conheça o Nosso plano para um cotidiano mais sustentável!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *