ESG NA PRÁTICA: A RECICLAGEM COMO FERRAMENTA PARA ATINGIR METAS DE SUSTENTABILIDADE

Reciclagem é ferramenta para metas ESG 

Os indicadores ambientais para a mensuração do impacto ESG das corporações podem ser significativamente impactados pela forma como as empresas atuam na cadeia de reciclagem.

Sendo assim, é interessante analisar a forma como as metas de reciclagem impactam a reputação de uma empresa, e como ela pode se beneficiar disto na condução de seus negócios. 

As questões sociais e ambientais devem ser levadas em consideração, não somente pelo viés sustentável, mas também pela questão monetária. Atualmente é importante que o impacto das mudanças seja medido, pois através da mensuração do impacto das ações sustentáveis, a empresa é capaz de utilizar os resultados de modo estratégico, podendo fornecer dados completos ao marketing, acionistas e à sociedade. Isso valoriza a empresa aos olhos do mercado.

Por ser um processo totalmente mensurável e rastreável a reciclagem é uma das atividades na área de sustentabilidade que promove o ESG na prática. Para isso é possível realizar desde um plano de coleta seletiva, até um projeto de mitigação de impacto. Por exemplo, a partir do mercado de créditos de logística reversa.

 Em qualquer uma dessas possibilidades é necessário que a reciclagem seja mensurada a partir dos seguintes dados: 

  • origem: o endereço de onde os resíduos foram retirados. 
  • destino: para onde os resíduos foram encaminhados.
  • temporalidade: data e hora da coleta realizada. 
  • quantidade: volume (ou peso em kg) de resíduos coletados pelos operadores logísticos. 

Estes indicadores podem ser utilizados juntamente com a tecnologia blockchain ao serem imputados em um banco de dados monitorado. Este processo torna a operação 100% auditável e garante a confiabilidade de destinação adequada e da quantidade de material reciclado que foi processado.

Logística reversa

 A logística reversa está presente na Política Nacional de Resíduos Sólidos, que a define como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.

Além de reduzirmos a destinação inadequada dos materiais, que poderiam ser encaminhados para lixões ou aterros controlados e sanitários, por exemplo, o implemento da logística reversa traz mais um benefício: o cumprimento de metas ESG para as empresas comprometidas.

Com o objetivo de viabilizar a realização da logística reversa pelas empresas fabricantes de embalagens e de produtos embalados, foi criado um sistema de compensação, semelhante ao dos ”créditos de carbono”.

Nesta compensação geramos a circularidade de materiais na cadeia de reciclagem. Os materiais são reinseridos através da venda dos resíduos pós-consumo às indústrias recicladoras.

Por sua vez, é possível gerar uma Nota Fiscal nessa operação referente a esta operação que dá origem aos Créditos de Logística Reversa. E, a compra dessas Notas fiscais pelas empresas fabricantes de produtos embalados, é usada como comprovação legal de responsabilidade pela logística reversa de suas embalagens.

Os impactos positivos gerados

Além do crédito de logística reversa a reciclagem pode promover também: 

  • a redução do uso de recursos naturais virgens 
  • aumento no ciclo de vida do produto original. 
  • a diminuição da emissão de gases de efeito estufa 
  • contribuição para mitigar os efeitos no clima

Grandes empresas que tem como princípio seguir as diretrizes dos protocolos ambientais para diminuir o aquecimento global e consequentemente diminuir também a poluição dos oceanos, do solo e do ar, se beneficiam a partir dessa alternativa. 

Outro impacto significativo que a reciclagem traz é dentro dos aspectos sociais e de governança das corporações. Com a reciclagem:

  • Promovemos a inclusão e diversidade ao enviar mais material para triagem nas cooperativas;
  • Remuneramos os cooperados que são muitas vezes responsáveis pela coleta, triagem e destinação ambientalmente correta dos resíduos;
  • Garantimos segurança de dados com bancos auditáveis e tecnologia blockchain;
  • Divulgamos os resultados mensais para com as empresas através de Relatórios Personalizados de impacto.

Nós, da Valora, desenvolvemos um método simples e eficaz que auxilia as grandes empresas a mitigar seus impactos e neutralizá-los de uma forma inovativa e segura. 

Por isso, fizemos também o nosso Guia da Reciclagem com tudo que você precisa saber para fazer a coleta seletiva e reciclar de verdade! Clique aqui para baixar o arquivo no formato de Ebook. É totalmente grátis! 

Se você já tem uma meta de sustentabilidade relacionada aos resíduos entre em contato com a nossa equipe. Vamos te ajudar a tirar essa meta do campo ideológico e colocá-la em prática por meio da reciclagem. Com a Valora, seu lixo tem valor. 

Para mais informações siga nossas redes sociais!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *