Semana Nacional do Meio Ambiente e as Práticas Sustentáveis

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Hoje, dia 5 de junho, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), que foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia. Essa data, ainda inaugura a Semana Nacional do Meio Ambiente. Iniciada por decreto em 1981, ela tem como objetivo conscientizar a população da importância da preservação do meio ambiente. 

Esse ano o evento torna-se ainda mais importante, porque marca o lançamento proposto pela ONU da Década da Restauração de Ecossistemas, que tem como principal objetivo reverter o impacto ambiental negativo por meio de ações que promovem a reintrodução de mais de 1 milhão de espécies ameaçadas de extinção e o combate às mudanças climáticas e à poluição, além de atender a agenda para o desenvolvimento sustentável.

A restauração do ecossistema, tema que parece muito amplo, pode ser feita de diversas maneiras, como plantar árvores para deixar a cidade mais verde, evitar descartes de lixo em locais indevidos para não poluir rios e florestas, optar por transportes coletivos, como forma de reduzir a poluição do ar nas cidades, implementar a coleta seletiva no seu condomínio para garantir que os resíduos sejam encaminhados para cooperativas e reaproveitados, comprar produtos com selo sustentável  que garante a logística reversa, dentre outras opções.

 

De forma geral, podemos fazer a nossa parte para restaurar um ecossistema, porque as causas de degradação são muitas e variadas e podem ter impacto em diferentes escalas. O maior erro de todos é não se fazer nada por achar que se faz pouco.

 

Hoje a Valora foi convidada pela Prefeitura de São Paulo para prestigiar a inauguração do centro de inovação de tecnologia sócio ambientais e sustentáveis que leva o nome do prefeito Bruno Covas. A iniciativa é voltada a startups focadas no desenvolvimento de negócios ambientais e de tecnologias verdes. O projeto terá sede em um prédio na Praça Victor Civita. 

Já que o  Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado hoje, nada mais significativo para nós do que passar esse dia investindo o que acreditamos, junto de pessoas que acreditam nessa causa. E vocês por aí? Estão fazendo o que?

 

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *