CONHECENDO O TIME VALORA: ÁREA DE OPERAÇÕES
A equipe Valora cedeu entrevistas em parceria com o Eco Bagagens junto do Rogerio Naressi e seu time e decidimos compartilhar por aqui com vocês também! Essa foi a entrevista que a Rafaela Ferrari da área de Operações da Valora deu!
ENTREVISTA ÁREA DE OPERAÇÕES
Rogério: O que seria a área de operações?
Rafaela: Nossa operação envolve os processos de implementação, engajamento do morador, equipe de limpeza e coleta dos materiais recicláveis. Na implementação realizamos a adequação da infraestrutura, como instalação de coletores para descarte de pilhas, óleo e vidro, placas de identificação, contêineres para reciclável e organização da sala de resíduos com Big Bags.
O engajamento envolve o treinamento dos moradores e da equipe de limpeza. O treinamento do morador é feito inicialmente de forma online, com dia e horário estipulado, durante uma hora, normalmente período noturno, para mais comodidade aos moradores. Realizamos também o treinamento porta a porta, onde entregamos um flyer com dicas para facilitar a separação do resíduos para o morador. O treinamento da equipe de limpeza é presencial, onde passamos a importância da separação do resíduo e como eles como equipe podem nos ajudar. Além de vídeos e posts semanais com dicas e informações para melhorar a qualidade do descarte desses resíduos. Para intensificar o nosso engajamento disponibilizamos o nosso APP de cashback, onde o morador e colaborador pode trocar por benefícios de lojas parceiras.
Por fim, depois desses processos começamos a coleta dos materiais recicláveis A coleta é feita pela nossa equipe de logística, que normalmente é formada por um motorista e dois ajudantes. Eles são responsáveis por recolher os sacos de dentro dos Big Bags e levar para as nossas cooperativas parceiras, onde todo material é doado. Dessa forma contribuímos com a renda dos cooperados e das suas famílias.
Rogério: Como é feita a coleta dos recicláveis?
Rafa: Coletamos os recicláveis em sacos, acomodando-os em Big Bags, que são levadas as nossas cooperativas parceiras e todo o material é doado.
Rogério: Como podemos saber a qualidade do resíduo coletado?
Rafa: Conseguimos verificar a qualidade do resíduo coletado, pela nossa equipe de logística, com reportes diários de cada coleta realizada e também pelo feedback da cooperativa.
Rogério: Quais são os processos de engajamento para separação do resíduo?
Rafaela: Possuímos o treinamento online e porta a porta ao morador e o treinamento presencial para a equipe de limpeza. Enviamos vídeos e posts semanais com dicas e informações para estimular a limpeza e separação correta dos resíduos e com isso melhorar a qualidade do descarte. E para intensificar o nosso engajamento disponibilizamos o nosso APP de cashback, onde o morador e colaborador pode trocar por benefícios de lojas parceiras.