Como trazer valor para a sua marca? Isto é o que 94% dos brasileiros esperam das empresas
Maior parte dos brasileiros espera que empresas adotem práticas ESG, afirma pesquisa; veja como fugir do greenwashing e melhorar a credibilidade com ações sustentáveis.
Não é exagero dizer que o ESG se tornou uma febre no mundo dos negócios. Tanto é que o número de empresas comprometidas com práticas ambientais, sociais e de governança só cresceu nos últimos anos – estudos apontam que essa agenda já é prioridade para 95% das empresas.
E as vantagens dessa escolha vão além de colaborar com a construção de um mundo mais ético e justo. Essas companhias têm a chance de melhorar sua reputação e aumentar a credibilidade diante de parceiros estratégicos, como os consumidores, funcionários e investidores.
Para ter ideia, segundo a empresa de consultoria EY, 99% dos investidores utilizam divulgações ESG para decidir se investem ou não em uma empresa . Isso significa que organizações com diretrizes ESG têm mais chances de receber investimentos financeiros.
Além disso, implementar políticas ESG é uma forma de atender a uma demanda do mercado brasileiro. Uma pesquisa realizada pela consultoria Walk The Talk concluiu que 94% dos brasileiros esperam que empresas adotem práticas ESG . Segundo o levantamento, brasileiros acreditam que essa é uma obrigação das companhias.
Portanto, não dá para negar que o ESG é uma excelente forma de agregar valor aos negócios, o que pode levar a um aumento da confiança dos stakeholders. Mas é preciso atenção: afirmar ser sustentável sem de fato ser pode ter o efeito contrário.
Cuidado com o Greenwashing
Greenwashing é um termo em inglês para “lavagem verde”. A expressão costuma ser atribuída às empresas que fazem divulgações falsas sobre sustentabilidade: afirmam que seus produtos são sustentáveis, mesmo não sendo.
E isso pode acontecer de várias formas. Ocultar dados, usar informações inverídicas e afirmar ações sem comprová-las são alguns exemplos de greenwashing.
Nesse caso, ao invés de agregar valor e trazer mais credibilidade, essas práticas podem prejudicar a imagem da empresa no mercado. Por isso, é fundamental evitar o greenwashing e estar sempre atento com relação às práticas internas da organização.
Fuja do greenwashing: este conteúdo gratuito ensina a aplicar o ESG verdadeiramente no seu negócio!
Fonte: Exame
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!