TEM MUITO DINHEIRO SENDO ATERRADO, MAS SEU LIXO NÃO VALE OURO! CAPÍTULO 3: A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA? MAS EM QUÊ?

Talvez o conceito mais importante da nossa PNRS e, certamente, o menos aplicado é esse: A RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA.
image.png
A responsabilidade compartilhada define que todos envolvidos no processo (empresas, produtores, importadores, consumidores, entre outros) são responsáveis por tomar ações individualizadas em relação ao ciclo de vida dos produtos comercializados e utilizados. No entanto sabemos que quando trata-se de resíduo, a conta, atualmente está apenas com as marcas (que pelas normativas estaduais são aquelas responsáveis por cumprir com os 22% mínimos em massa para comprovação da logística reversa).
A conta fecha? Claramente não! Enquanto a sociedade não entender que resíduos = custo, vamos sempre continuar com a visão distorcida de que os recicláveis geram rendas, riquezas e que, na verdade, deveriam pagar para você destinar o resíduo.
Crédito de reciclagem: governo Lula prioriza catadores, mas ações podem ser  insuficientes
O resultado disso é bem simples: a reciclagem dos resíduos pós consumo é um mercado informal tomado por pessoas (catadores) a margem de direitos básicos mínimos. Devido a informalidade, o investimento dificilmente chega na ponta e o resultado são resultados práticos pífios (indicator oficial relata que menos de 5% de fato é reciclado no Brasil) e impactos gigantes em nosso ecossistema.
Mas e a política? Os governantes tentam, na caneta, resolver o problema, mas o mesmo só será resolvido com uma mudança de atitude, de cultura. O que não faltam são leis que não são aplicadas por falta de decretos (ou interesse) e, para dificultar ainda mais, um arcabouço fiscal que vai na contramão da promoção da reciclagem.
Ou seja, em poucas palavras dá para perceber que responsabilidade compartilhada mesmo, não temos nada! Mas se todas as empresas que conheço (ou grande  parte delas) falam que estão fazendo sua parte, onde está o problema? Fique atento para o quarto capítulo onde abordaremos o Greenwashing e suas variantes!
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.