O que são ODS? 5 Principais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Os ODS são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Os ODS ou Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são também conhecidos como Agenda 2030. Ela é composta por 17 objetivos que foram estabelecidos pela ONU – Organização das Nações Unidas, em setembro de 2015. Em sua elaboração participaram 193 países membros da ONU, e propuseram 169 metas cujos pilares principais são a erradicação da pobreza e promoção de vida digna, respeitando os limites de recarga da Terra. 

Ao unirmos o tripé do social, econômico e ambiental fica mais viável e tangível alcançar os objetivos até o prazo estipulado. São os ODS:

Dentre eles, a Valora atua diretamente com:

 

ODS 3 Saúde e bem estar, garantir o acesso à saúde de qualidade e promover o bem-estar para todos, em todas as idades: 

Submetas:

3.9: Até 2030, reduzir substancialmente o número de mortes e doenças por produtos químicos perigosos, contaminação e poluição do ar e água do solo.

Quando realizamos a implementação da coleta seletiva no local, organizamos e oferecemos educação ambiental para os funcionários e/ou moradores do local (quando em condomínios). Uma vez que as pessoas realizam a limpeza de seus resíduos antes do descarte, ocorre a eliminação dos insetos e roedores que poderiam estar presentes no local, eliminando vetores de doenças promovendo maior bem estar e saúde às pessoas do local. 

Ao realizar a separação dos resíduos e destinar para cooperativas, também diminuímos a quantidade de resíduos que iriam para aterros ou ainda lixões, este último, mesmo não sendo legal, ainda existe.

 

ODS 8 Trabalho decente e crescimento econômico, promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo e o trabalho decente para todos: 

Submetas:

8.3: Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros.

8.4: Melhorar progressivamente, até 2030, a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção, e empenhar-se para dissociar o crescimento econômico da degradação ambiental, de acordo com o Plano Decenal de Programas sobre Produção e Consumo Sustentáveis.

8.8: Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários.

Através das parcerias com cooperativas, fomentamos o trabalho dos cooperados, promovendo a continuação e o aumento dos postos de trabalho existentes por causa do aumento da oferta de materiais recicláveis.

ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis: 

Submetas:

11.6: Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros.

Com a coleta de materiais recicláveis retiramos toneladas de massa de resíduos sólidos que seriam encaminhados para aterros sanitários e perderiam todo o seu valor, bem como teriam o seu ciclo de vida encerrado ali.

ODS 12 Consumo e Produção Responsáveis, assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis: 

Submetas:  

12.5: Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

12.6: Incentivar as empresas, especialmente as empresas grandes e transnacionais, a adotar práticas sustentáveis e a integrar informações de sustentabilidade em seu ciclo de relatórios.

Em parcerias com empresas, realizamos a neutralização das embalagens a partir do momento da venda com o método de blockchain, rastreamento seguro. 

ODS 13 Ação Contra a Mudança Global do Clima, tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos: 

Submetas:

13.3: Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima

A Valora também é capaz de neutralizar as emissões de Carbono de forma inovadora, através do resíduo! Com cálculos de engenharia, a Valora Coin e o blockchain é possível.

 

 

 

Referências:

Agenda 2030. A Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. Disponível em: <http://www.agenda2030.com.br/sobre/>. Acesso em: 18 ago 2021.

Politize! ONU: o que é a Organização das Nações Unidas? julho de 2017. Disponível em: <https://www.politize.com.br/onu-organizacao-das-nacoes-unidas/>. Acesso em: 20 ago 2021.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *