COMPOSTAGEM PODE REDUZIR EMISSÕES DE CO2 PELA METADE

O fim do desperdício de alimentos pode reduzir as emissões de CO2 pela metade, afirma um estudo da Fundação Ellen MacArthur, ONG parceira da Coalizão de Economia Circular para a América Latina e o Caribe.

Ainda de acordo com o texto final do documento, o equivalente a seis caminhões carregados de resíduos alimentares comestíveis é jogado fora a cada segundo no mundo.

A maior parte desse volume acaba em aterros sanitários, onde é liberado gás metano à medida em que o lixo comum se decompõe.

“Adotando um modelo de economia circular, que inclui a compostagem, as emissões poderiam ser reduzidas em 5,6 bilhões de toneladas de CO2, o que corresponde a uma diminuição de 49% do total estimado para 2050″, explica Jaime Pon, porta-voz do Programa da ONU para o Meio Ambiente.

“Quando falamos de reciclagem, muitas vezes pensamos em papel, vidro ou metal, mas na América Latina e no Caribe os resíduos orgânicos representam 50% do total do lixo descartado”, completa Jaime Pon.

Compostagem: 9 coisas que você precisa saber - Casa e Jardim | Paisagismo

O QUE É COMPOSTAGEM?

Como destacado acima, metade de tudo o que geramos em casa são resíduos orgânicos — restos de alimentos, cascas de frutas, verduras, casca de ovos, saquinhos de chás, borras de café… — que podem (e devem) ser transformados em adubo por meio da compostagem.

A compostagem nada mais é do que um processo biológico de decomposição e transformação de resíduos orgânicos em um composto rico em nutrientes, chamado de composto orgânico, o famoso adubo!

Existem várias formas de compostar: direto na terra, em composteiras de revolvimento manual ou até mesmo em baldinhos, também conhecidos como minhocários com as maravilhosas minhocas californianas.

Com a compostagem o ciclo da nossa alimentação se fecha, pois, após o preparo das nossas refeições, sempre sobram resíduos que ao se decomporem viram um rico adubo cheio de nutrientes para novos plantios.

COMPOSTAGEM DOMÉSTICA

Existem várias formas de compostar: direto na terra, em composteiras de revolvimento manual ou até mesmo em baldinhos, também conhecidos como minhocários com as maravilhosas minhocas californianas.

Com a compostagem o ciclo da nossa alimentação se fecha, pois, após o preparo das nossas refeições, sempre sobram resíduos que ao se decomporem viram um rico adubo cheio de nutrientes para novos plantios.

Compostagem doméstica e a promessa de cidades mais sustentáveis -  Condomínios Verdes

MOTIVOS PARA FAZER COMPOSTAGEM

1 – Redução de resíduos: a compostagem é uma forma eficaz de reduzir a quantidade de resíduos que vão para os aterros sanitários, o que ajuda a diminuir o impacto ambiental e prolongar a vida útil desses locais.

2 – Fertilização do solo: o composto orgânico produzido pela compostagem é um excelente fertilizante para o solo, rico em nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio.

3 – Redução de custos: a compostagem pode ajudar a reduzir os custos de jardinagem e paisagismo, pois o composto orgânico pode substituir fertilizantes e outros produtos químicos caros.

4 – Contribuição para a saúde do planeta: a compostagem é uma prática sustentável que contribui para a saúde do planeta, reduzindo a quantidade de resíduos que são produzidos e ajudando a conservar os recursos naturais.

5 – Benefícios sociais: criação de empregos na coleta e processamento de resíduos orgânicos e uma excelente atividade educativa para crianças e adultos que desejam aprender sobre sustentabilidade e meio ambiente.

Observando os nossos resíduos conseguimos ver aquilo que estamos comendo e, consequentemente, analisamos a nossa qualidade de vida por meio do “lixo” que produzimos.

Se geramos muitas embalagens, sabemos que nossa alimentação está focada no industrializado, se geramos mais resíduos orgânicos, percebemos que temos uma alimentação mais natural.

E lembre-se: os resíduos orgânicos estão no ciclo da nossa alimentação.

 

Fonte: Recicla Sampa 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.