Borra das cápsulas de café é transformada em biometano

Iniciativa aproveita resíduos recolhidos em todo o Brasil; meta é alcançar destinação correta de 60% das borras até 2030

A Nespresso recolhe anualmente no Brasil 52 milhões de cápsulas de café descartadas nos pontos de coleta seletiva ou via Correios, independente da marca da cápsula consumida. O alumínio dessas cápsulas já é aproveitado há alguns anos, mas, agora, a marca dá mais um passo no reaproveitamento de resíduos, e passa a reutilizar a borra de café para produção de biometano que, por sua vez, será aproveitado na fábrica da Nespresso em Araçatuba, SP, fechando o ciclo.

“A borra de café é um resíduo orgânico com enorme potencial de reaproveitamento. Rica em compostos como carboidratos, proteínas e gorduras, ela é perfeita como substrato para a usina de biogás. E a presença de lipídios nos resíduos da borra de café aumentam significativamente a quantidade de biogás gerada”, explica Mariana Marcussi, diretora de marketing e sustentabilidade da Nespresso.

Segunda ela, a meta da companhia é que até 2030 mais de 60% de todas as cápsulas consumidas no Brasil (envolvendo todas as marcas) sejam recicladas pela iniciativa. Hoje, o percentual é de 15%.

Para o reaproveitamento das borras de café, a Nespresso investiu R$ 2 milhões – o valor é parte de um projeto de investimento de R$ 74 milhões em ações de sustentabilidade que contemplam desde práticas de cultivo até reciclagem e conscientização dos consumidores.

Desde março, quando o projeto-piloto teve início, as cápsulas são destinadas a parceiro especializado em reciclagem na cidade de Valinhos, SP, onde o alumínio é separado da borra. Estas, por sua vez, são destinadas à indústria parceira de Jundiaí para que seja produzido o biometano. Uma vez pronto, o gás será utilizado na fábrica da Nespresso em Araçatuba. Todo transporte desses itens é feito por veículos elétricos.

fonte: Globo Rural – 24/08/2025

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.